Rímel, blush, lápis de olho, delineador, sombra, batom, iluminador… e por aí vai! São muitas as opções para quem ama maquiagem, não é mesmo?
E apesar de estar super em alta recentemente, ganhando os holofotes nas redes sociais, você sabia que a história da maquiagem remonta a um período antes de Cristo?
Mas mesmo superantiga, desde o tempo do Egito Antigo até as makes exuberantes das estrelas de cinema atualmente, a maquiagem sempre foi relacionada à identidade, cultura e tendências.
Muito mais do que um simples recurso estético, ela, de fato, é um reflexo das culturas, crenças e avanços tecnológicos de cada época.
Para apresentar mais sobre a história da maquiagem, o blog da Água de Cheiro preparou um texto completo! Confira!
Como tudo começou?
Na Mesopotâmia surgiram os primeiros cosméticos, elaborados a partir de carvão, henna e outros elementos naturais.
Na Grécia, Babilônia e Egito, o uso da maquiagem variava de acordo com a cultura. No entanto, foi no Egito, que ela começou a ser aplicada tanto para fins estéticos quanto para higiene pessoal, segundo informações compartilhadas pela PUC-SP.
As primeiras evidências do uso de maquiagem datam de 3000 a.C. no Egito Antigo. Conforme relatam as histórias, a civilização usava minérios para pigmentação dos produtos da época.
Os egípcios – homens e mulheres – utilizavam, principalmente, um antigo cosmético chamado kohl (ou kajal) para delinear os olhos. Essa prática não dizia respeito apenas a questões estéticas, mas também servia para proteger contra o sol e maus espíritos, conforme a crença da época.
Grécia, Roma Antiga e Japão
Na Grécia Antiga, a maquiagem estava associada à busca pela estética. As mulheres usavam produtos para clarear a pele, visto que a cor mais pálida significava perfeição e riqueza. Já em Roma, a civilização preferia cores mais extravagantes.
Segundo o Steal the Look, as mulheres das classes mais altas na Grécia e na Roma Antiga adotaram práticas de beleza inspiradas na maquiagem dos egípcios.
Esse tipo de produção estética permaneceu popular até a queda do Império Romano, quando a igreja passou a condenar o uso de cosméticos.
Também de acordo com o Steal the Look, no Japão, a maquiagem sempre foi amplamente utilizada. As mulheres em treinamento para serem gueixas destacavam-se por pintar a pele de branco, complementada por bochechas rosadas. As sobrancelhas eram cuidadosamente delineadas e sombreadas, enquanto os lábios eram tingidos de vermelho. Essa é uma tradição cultural que continua presente no país.
Período de reviravoltas
Com a influência da Igreja na Idade Média, a maquiagem passou a ser vista, muitas vezes, como uma prática pecaminosa. A busca pela pureza espiritual refletiu-se em rostos naturais e discretos.
Mas o período do Renascimento trouxe um “renascimento” também à maquiagem graças à crescente da cultura e da estética.
Após esse período, no século XVIII, o uso de maquiagem exagerada, como bochechas rosadas e lábios intensamente vermelhos, era uma marca da aristocracia europeia.
No entanto, durante a Era Vitoriana, a sobriedade voltou à moda. Com isso, a maquiagem volta a se tornar discreta, refletindo os valores conservadores da época.
Com a Revolução Industrial, novos produtos e tecnologias cosméticas surgiram. Além disso, com a produção em massa, a estética passou a se popularizar em diferentes camadas sociais.
Século XX e um novo momento para a história da maquiagem
O século XX foi um marco na história da maquiagem. Com a ascensão de estrelas de cinema e a influência da cultura pop, a maquiagem tornou-se um elemento essencial da moda.
Nos anos 1920, que foi um período essencial para essa indústria, os olhos esfumaçados e os lábios escuros eram tendências. Os anos 1950, segundo o Steal the Look, é a época “mais bonita na indústria da beleza e em Hollywood”. Neste período, destacaram-se estéticas mais naturais, mas que realçavam a beleza.
Nos anos 1970 e 1980, essa indústria ganha novos capítulos. Agora, o período era influenciado pelo punk, pelo rock ‘n roll e por uma estética mais disruptiva. Isso se refletiu também na maquiagem utilizada na época: cores mais vibrantes, olhos com muitas sombras, delineador e batons de tons vivos foram grandes destaques.
Dias atuais!
Hoje, a maquiagem se transforma constantemente, mais e mais, graças aos avanços científicos e tecnológicos. Produtos para todos os tons de pele estão cada vez mais disponíveis, além de opções variadas que buscam agradar a todos os públicos.
Além disso, a indústria caminha para soluções mais sustentáveis e livres de crueldade animal.
Ainda, nos dias atuais, o advento da internet foi fundamental para a popularização da maquiagem. “Trends” no TikTok e no Instagram com dicas estéticas cresceram significativamente – e isso impactou grandemente a indústria.
Não há dúvidas que a maquiagem continua a se reinventar, mantendo-se como uma forma de arte e identidade em constante transformação. Inclusive, há muito investimento para que essa indústria continue em crescimento.
Mas independentemente dos avanços – que são muito importantes -, a ideia é que a maquiagem possa ser um ato de expressão pessoal e fazer com que as pessoas expressem suas identidades por meio dela.
A Água de Cheiro atenta às novidades do setor (re)lançou uma linha de maquiagem, a linha Attractive Colors, que une qualidade, inovação e tecnologia!
Seja um franqueado Água de Cheiro!
De olho em tendências do setor de beleza e cuidados pessoais, a Água de Cheiro combina tradição com inovação. Ao longo dos seus mais de 40 anos de história, consolidou um grande público em nível nacional.
Se você busca uma alternativa de investimento sólida e consolidada, as franquias da Água de Cheiro podem ser o que você procura!