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Controle financeiro: como ele ajuda a evitar a inadimplência

Planilha de controle

Uma das etapas para se tornar um empreendedor de sucesso passa pelo conhecimento em administrar financeiramente a empresa. Isso ajuda a evitar a inadimplência com os fornecedores ou com a franqueadora, em caso de empresas que sejam franquias.

Só para se ter ideia, em março de 2024, segundo o Serasa Experian, 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes no Brasil. “O segmento com o maior número de negócios no vermelho foi o de “Serviços”, que representou 54,2% do total. “Comércio” também teve uma participação significativa, equivalente a 37,8%”.

Neste texto, você verá como manter as contas no azul e evitar a inadimplência na sua loja.

Fazendo o controle financeiro da empresa

O gerenciamento financeiro de uma empresa abrange a supervisão e análise ampla de sua saúde financeira, desde o acompanhamento do fluxo de caixa até a gestão de juros, dividendos e folha de pagamento, culminando na elaboração de relatórios financeiros detalhados, entre outras responsabilidades.

Essa abordagem minuciosa tem como objetivo garantir que a empresa mantenha resultados positivos e lucrativos, assegurando seu crescimento sustentável a curto, médio e longo prazo. Portanto, é essencial organizar meticulosamente os dados e documentar todos os ativos da empresa, a fim de integrar essas informações ao planejamento estratégico e às projeções futuras.

Por que o controle financeiro é tão importante?

Quando se faz um bom controle financeiro, o empresário tem acesso a detalhes de despesas e gastos, o que ajuda a evitar surpresas financeiras desagradáveis ao longo do mês.

Ao obter o controle de tudo que entra e sai do caixa da empresa, o administrador consegue tomar decisões mais inteligentes. Ele consegue entender, por exemplo, onde é possível reduzir custos ou fazer investimentos necessários.

Essas decisões, tomadas com base em dados, são mais estratégicas e permitem que o empreendedor entenda de fato o real potencial de lucratividade do negócio, enxergando os erros e acertos.

E se o controle financeiro não for feito adequadamente?

Neste caso, a empresa pode sofrer consequências, que podem ser graves e afetar a estabilidade, a expansão e até a sobrevivência do negócio.

Quando o fluxo de caixa não é bem-feito, fica difícil entender as entradas e saídas de dinheiro. Isso pode comprometer o pagamento de funcionários, fornecedores e contas do dia a dia, como: impostos, taxas, luz, água, internet, entre outras.

Sem saber exatamente quanto se tem em caixa, as tomadas de decisões ficam mais incertas e a chance de errar aumenta. 

Dessa forma, a empresa pode acabar se endividando e acumulando dívidas que, se não forem pagas, podem levar à falência. 

Há ainda a chance de desperdiçar recursos, ou seja, colocar dinheiro onde não precisa e deixar uma área que necessita de investimento, descoberta. A eficiência da empresa acaba diminuindo.

E quando a eficiência diminui, a reputação do negócio pode ser impactada negativamente, ou seja, diminui clientes, diminui a entrada de dinheiro e fica mais difícil honrar os pagamentos (funcionários ou fornecedores, por exemplo). 

Como a DRE pode ajudar?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório muito importante para o negócio, pois é capaz de fazer um recorte do desempenho financeiro da instituição em um determinado período de tempo.

A DRE tem dados como: receita bruta e líquida, deduções e abatimentos,  custos de produtos e/ou serviços, lucro bruto, despesas totais (administrativas, financeiras e de vendas), lucro/prejuízo operacional, resultado líquido do exercício e impostos.

De modo geral, pode-se dizer que é a DRE que irá indicar o lucro ou prejuízo da empresa.

Segundo o Sebrae, “de forma simplificada, para se chegar ao resultado da empresa tem-se: Receitas (-) Custos (-) Despesas (-) Impostos = Resultado (Lucro ou Prejuízo)”.

Como fazer um controle financeiro ideal

Que o controle financeiro é importante você já entendeu até aqui. Mas como fazer tudo isso funcionar na prática? Vamos às dicas:

Faça o registro das receitas

Receita é todo valor que entra no seu caixa. Então, é muito importante que tudo isso seja registrado de alguma forma. Hoje em dia, quase todas as lojas utilizam sistemas online de gerenciamento. No caso de franquias, elas sempre oferecem um sistema digital para esse controle. 

Fique de olho nas despesas

Se você registra tudo o que entra, também precisa contabilizar tudo o que sai. Desde o valor do aluguel, contas de água, luz, internet, pagamento de funcionários e fornecedores, impostos e taxas devem entrar nesse controle do caixa. 

Lucro ou prejuízo

Agora é a hora de ver se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Para isso é uma conta simples. Subtraia todas as despesas da sua receita. Se o resultado for positivo, você tem lucro, mas se for negativo, será prejuízo. 

O que fazer com os resultados

Uma vez sabendo se a empresa tem lucro ou prejuízo, é hora de saber o que fazer para melhorar o cenário geral. Se for prejuízo, veja o que é possível fazer para que as contas voltem a ficar no azul, como corte de gastos possíveis. Caso a empresa tenha lucro, pode-se estudar a possibilidade de investimento para melhoria ou até mesmo expansão.

Ajustes são sempre necessários

Por mais que uma decisão tenha sido tomada, lembre-se de que no decorrer do caminho talvez seja preciso reajustá-la para um melhor resultado. Nenhuma decisão é imutável do início ao fim. O mercado muda e um bom empreendedor tem que acompanhá-lo.

Dicas extras

Uma boa empresa trabalha com planejamento. Portanto, organize no seu sistema ou em uma planilha os pagamentos e recebimentos que tem. Desta forma, é mais fácil prever algum problema futuro.

Fique atento ao capital de giro. É ele que vai garantir os ativos circulantes como contas a receber e estoques e os passivos circulantes como contas a pagar ou empréstimos de curto prazo.

Por fim, tenha um fundo de reserva para emergências. Quando algo inesperado acontece, como quebra de um equipamento, por exemplo, é esse fundo que irá ajudar a manter as contas no azul.

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Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.

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