Conheça 8 modelos de franquias

Em dúvida sobre qual modelo de negócio investir? Conheça mais sobre as vantagens dos diferentes tipos de franquias no blog da Água de Cheiro.
Lojas premium

O primeiro passo para quem deseja começar a empreender é ter conhecimento sobre o mercado em que pretende operar. No caso das franquias, é necessário também conhecer o modelo em que elas funcionam antes de fazer a escolha.

Alguns tipos são mais favoráveis para empreendedores sem experiência, enquanto outros modelos oferecem mais vantagens para quem busca lucratividade maior.

Portanto, antes de decidir em qual franquia investir, confira a seguir os oito principais modelos disponíveis no mercado.

1 – Franquia unitária

Esse é o tipo de franquia mais comum, onde o franqueado compra o direito de abertura de um ponto de venda da marca em uma determinada região. No caso de um shopping, por exemplo, o franqueado possui exclusividade da atuação da marca naquele local.

O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo da capacidade financeira, desempenho alcançado e planos de expansão.

Vantagens: menor investimento inicial em comparação com as outras modalidades; menos riscos; controle total da operação na unidade.

Desvantagens: menos flexibilidade e regras e padrões rígidos exigidos pelo franqueador. 

2 – Franquia Master

Esse modelo é utilizado principalmente nos planos de internacionalização de uma marca. Neste caso, o master franqueado adquire o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas de uma determinada região.

Com isso, os contratos são assinados pelo master franqueado e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e royalties. Em contrapartida, ele será responsável por treinar e dar suporte aos novos franqueados.

Vantagens: alto potencial de lucratividade (dependendo da área); controle de mercado em uma região e maior poder de negociação.

Desvantagens: alto investimento inicial e maior responsabilidade.

3 – Microfranquia

Esse modelo tem como principal atrativo o baixo custo de investimento inicial, geralmente com valores abaixo de R$ 85 mil. Além do baixo custo operacional, as atividades podem ser realizadas pelo próprio franqueado e muitas vezes não exigem ponto comercial.

Nestes casos, o franqueado pode operar a microfranquia dentro da sua residência ou até mesmo se deslocando até o endereço dos clientes para atendê-los.

O modelo fornece muita liberdade para o franqueado, mas é importante observar se há exigência de um volume de compras mensais de produtos do franqueador e as cobranças de taxas, que devem estar previstas em contrato e redigidas de forma clara na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Vantagens: baixo investimento; operação simplificada e maior flexibilidade para atuação.

Desvantagens: lucro limitado e menor suporte da franqueadora em alguns casos.

4 – Franquia de desenvolvimento de área

Esse tipo de franquia é muito similar ao master, onde o franqueado fica responsável por uma determinada região. Ao adquirir esse modelo, o empreendedor se compromete a abrir uma certa quantidade de unidades em um certo período de tempo.

O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte das taxas de franquia e royalties.

Vantagens: exclusividade de mercado; potencial de crescimento e acesso a melhores oportunidades de negócio.

Desvantagens: investimento inicial alto; exigência de mais experiência por parte do empreendedor; maior responsabilidade e maior risco de mercado.

5 – Store in store (shop in shop)

Conhecido como store in store ou shop in shop, esse modelo permite que o franqueado instale uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro.

Por exemplo, um empreendedor que já tem um comércio aberto em um determinado segmento pode implementar o quiosque de uma franquia para complementar as vendas, já que ambos se aproveitam do mesmo público-alvo.

Alguns exemplos: loja de bijuterias dentro de um comércio de roupas femininas; loja de cosméticos dentro de um salão de beleza; restaurante dentro de um hotel, entre outros.

Vantagens:redução de custos; acesso a novos clientes; flexibilidade e compartilhamento de despesas.

Desvantagens: dependência da loja-mãe e limitações de espaço.

6 – Franquia de conversão

A franquia de conversão é uma opção para empresários que já possuem um negócio em operação, mas desejam transformar em franquia para elevar a competitividade.

Esse conceito se aplica aos mais diversos segmentos e geralmente os empreendedores migram para esse modelo para padronizar produtos e conseguir maior visibilidade com uma marca já consolidada no mercado.

Vantagens: acesso a um modelo de negócio comprovado; fortalecimento da marca; acesso a novas tecnologias, processos e treinamento.

Desvantagens: mudança de cultura; menos flexibilidade; mais restrições e custos contínuos (taxas e royalties).

7 – Franquia combinada

A franquia combinada pode ser definida como uma versão expandida do store in store. Neste modelo, o dono da empresa utiliza apenas um ponto comercial para estabelecer várias marcas distintas que se complementam.

Um exemplo comum no Brasil são os postos de gasolina, que aproveitam o mesmo espaço para instalar lojas de conveniências.

Vantagens: diversificação de negócios; redução de despesas operacionais; acesso a diferentes mercados e maior eficiência.

Desvantagens: alto investimento inicial e complexidade de gerenciamento

8 – Franquia social

A franquia social não tem como objetivo a lucratividade, sendo a administração realizada por fundações e associações. As atividades estão principalmente relacionadas à promoção de ações de inclusão, sustentabilidade ou assistência básica à população.

Essas companhias se organizam de acordo com a Lei de Franchising, porém o foco está totalmente na manutenção de operações e ampliação de programas com parceiros.

Modelo de Negócio Que se Encaixa no Seu Estilo e Orçamento.

Conheça as franquias da Água de Cheiro

Já decidiu qual tipo de franquia se adapta melhor a sua ideia de negócio? Então venha conhecer as opções da Água de Cheiro.

Com 47 anos de tradição, a Água de Cheiro é responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca. A marca é reconhecida em todo o país pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. 

ÚLTIMAS

SEJA FRANQUEADO E FAÇA PARTE DA REDE DE FRANQUIAS COM 47 ANOS DE TRADIÇÃO

(Este canal é exclusivo para candidatos a adquirir franquias Água de Cheiro, se você deseja ser um revendedor de produtos clique aqui)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também