Você já ouviu falar em sazonalidade? Esse conceito não só está extremamente presente no varejo e comércio de forma geral, mas também no franchising. Um bom aproveitamento de produtos sazonais pode garantir um aumento significativo nos lucros.
Essas mercadorias possuem um aumento de demanda em uma determinada época do ano. Cada nicho de mercado possui os seus próprios períodos sazonais e com o setor de perfumaria e produtos de beleza não é diferente.
Confira a seguir as principais datas sazonais no calendário comercial e como o franqueado pode expandir os lucros com elas.
O que é sazonalidade?
O conceito de sazonalidade está relacionado às estações do ano, ou seja, a eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos que impactam nos resultados financeiros.
A sazonalidade pode ter diversas causas, desde eventos de grande porte como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, até datas comemorativas como Natal e Dia das Mães.
O intervalo entre um período sazonal e outro varia de acordo com o nicho de mercado. Alguns exemplos são:
Diária: é o caso de restaurantes, que tem um aumento de público em um determinado horário do dia, como a hora do almoço e o jantar.
Semanal: quando o movimento é maior em um determinado dia da semana, como os bares, que ficam mais movimentados durante os sábados.
Mensal: quando há um pico de vendas em um período do mês. Este é o caso dos supermercados, que enchem nos primeiros dias, que é quando a maioria dos trabalhadores recebe o salário.
Anual: é uma variação que acontece uma vez no ano. Um exemplo é a Páscoa, que faz disparar a procura por ovos de chocolate.
Sazonalidade no mercado de beleza e perfumaria
O mercado de beleza e perfumaria é um dos mais versáteis em termos de sazonalidade. Isso se deve ao fato de muitos dos produtos serem potenciais presentes para aniversários e datas comemorativas.
No caso dos perfumes, por exemplo, a virada de estação é um momento chave, já que cada fragrância reflete a atmosfera de cada período. Isso representa uma oportunidade para franqueados trabalharem as novas linhas e impulsionar as vendas.
As estações do ano também impactam em outros produtos. No inverno, a pele fica mais seca e há um aumento na procura por hidratantes. Já no verão, os protetores solares se tornam os mais procurados.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o Dia das Mães movimentou R$ 40,2 bilhões em 2024. Esse número impacta diretamente no mercado de beleza, em que muitas pessoas compram presentes.
Outras datas importantes são o Natal, Black Friday, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Carnaval.
Como aproveitar a sazonalidade em uma franquia
![Planejamento](https://sejafranqueado.aguadecheiro.com.br/wp-content/uploads/2025/01/3412.jpg)
Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é o fato de contar com o know-how da franqueadora. Com isso, o franqueado pode abrir o negócio contando com informações sobre os períodos mais importantes de vendas para aquele nicho de negócio.
Uma das ações mais importantes é apostar no marketing e na fidelização dos clientes durante a sazonalidade. Essa estratégia é importante não só para aumentar o lucro no período de alta demanda, como estimular esse consumidor a voltar em épocas com menos movimento. Uma dica é desenvolver ações promocionais para atraí-los.
Outro ponto importante é adequar a estratégia a cada sazonalidade específica. Para isso, é necessário planejar com antecedência quais datas sazonais são importantes para o seu negócio e qual o melhor caminho a ser tomado em cada uma delas.
Durante o processo de pesquisa para o investimento em franquia, é fundamental que o empreendedor verifique quais são as datas de maior potencial de cada nicho de negócio. Quanto mais abrangente for o setor, maiores são as chances de ampliar os lucros.
Venha lucrar com Água de Cheiro!
A Água de Cheiro é a marca pioneira em franquias de perfumaria no Brasil. O portfólio conta com marcas nacionais e internacionais que atraem uma clientela diversificada e exigente.
A variedade de produtos permite que o franqueado consiga manter as vendas aquecidas durante todas as estações do ano, elevando o lucro em cada sazonalidade. Perfumes, maquiagens, produtos para casa e funcionais são alguns dos itens que atendem a diferentes necessidades e preferências.
São quatro opções de franquias disponíveis: Loja Premium, Loja Pop, Quiosque e Contêiner, com investimento variando de R$ 117 mil a R$ 184 mil. O tempo de retorno estimado é de 24 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 14 a 18%.
Acesse aqui e conheça mais sobre o modelo de franquias.