Muitas pessoas veem nas franquias uma oportunidade de investimento seguro, pois é um modelo já testado e consolidado no mercado. Contudo, há quem ainda tenha dúvidas sobre a possibilidade de iniciar esse tipo de negócio com uma sociedade.
Neste texto, você entenderá como funciona a sociedade no sistema de franchising. Vamos lá?
O que é uma sociedade?
De modo geral, sociedade (no mundo dos negócios) é quando duas ou mais pessoas se unem para abrir um empreendimento.
Os sócios terão responsabilidades legais e dividirão tarefas a serem executadas para o bom funcionamento da empresa.
Em algumas sociedades, a empresa pode não ser dividida em partes iguais, sendo fragmentada em diferentes porcentagens. A pessoa que fica com a maior porcentagem é chamada de sócio-proprietário.
Essa divisão, todas as outras informações da sociedade e o papel de cada sócio,estarão registrados em um documento que é o contrato social.
Sociedade em franquia: como funciona
Quando se fala em sociedade em franquias, é preciso saber que existem dois tipos de sócios: o operador e o investidor.
No caso do sócio operador, ele precisa ter tempo para se dedicar ao negócio. É importante que seja uma pessoa com capacidade de tomar decisões, apontar soluções criativas e que preze por manter o padrão na qualidade do serviço prestado.
Já o sócio investidor é aquele que fará um investimento financeiro no empreendimento. Porém, nada impede que este sócio também atue no operacional do negócio.
O mais importante para que a franquia prospere, é que os sócios consigam trabalhar de maneira complementar. Os empresários que lideram franquias precisam mostrar compromisso com suas responsabilidades operacionais e total dedicação ao negócio.
Por outro lado, os investidores devem não apenas possuir conhecimento financeiro sólido, mas também ter à disposição todos os recursos essenciais, incluindo capital de giro suficiente para sustentar a operação da unidade durante o período inicial até que os resultados financeiros sejam alcançados.
Vantagens da sociedade em uma franquia
São várias as vantagens para quem decide criar uma sociedade em uma franquia.
Uma delas é compartilhar tanto as responsabilidades da gestão quanto os riscos que existem na administração. Mais do que somar quantia financeira, os sócios compartilham também conhecimento sobre o mundo dos negócios, o que facilita na hora de administrar.
Quando se tem perfis diferentes na sociedade, a administração fica mais completa, pois os sócios conseguem ver determinada situação por ângulos diferentes. Se eles têm perfis iguais, a chance de ter ideias iguais é grande, e enxergarão sempre da mesma forma, podendo deixar passar alguma oportunidade de evoluir a equipe.
Com a sociedade, a divisão de tarefas pode ser estabelecida e nenhuma parte fica sobrecarregada de trabalho. Outra vantagem ainda é que na ausência de um dos sócios, seja por férias ou doença, o outro pode cobrir.
Olhando pelo lado financeiro, quando se tem uma sociedade, a capacidade de investimentos aumenta, visto que os sócios contribuirão para que o negócio se desenvolva. É mais capital de giro até que a empresa comece a dar o retorno desejado.
Desvantagens da sociedade em franquia
Também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas por quem deseja abrir um negócio franqueado em formato de sociedade.
A incompatibilidade de perfis pode ser um problema. Quando as ideias são muito conflitantes, ou apenas uma pessoa fica com toda a responsabilidade, a dissolução da sociedade pode acontecer em algum momento. Uma coisa é ter perfis distintos, mas que se complementam. Outra é ter uma barreira em toda e qualquer decisão dentro da empresa.
Se a sociedade precisa ser desfeita, isso pode se tornar uma questão bastante delicada, ainda mais se não houver dinheiro em caixa para pagar a parte da pessoa que irá deixar o negócio.
Pensando mais adiante, a sucessão do negócio pode ser um problema. É um ponto delicado a ser estudado e discutido pelos atuais sócios.
A divisão dos resultados precisa constar no contrato social para que, caso os resultados (lucros) sejam reduzidos, os sócios estejam cientes do quanto vão receber.
Cuidados ao escolher o sócio
Há quem pense que escolher familiares para uma sociedade é a melhor opção. No entanto, lembre-se de que separar a vida profissional da pessoal pode não ser uma tarefa simples para todas as pessoas. Em alguns casos, a relação pode ser afetada.
Seja familiar, amigo ou alguma outra pessoa que você tenha escolhido para sociedade, tenha em mente que as ideias e expectativas devem estar alinhadas. Os perfis podem até ser diferentes, mas o objetivo precisa ser o mesmo: o sucesso do negócio.
Por mais que você confie no seu sócio, coloque todas as informações como pró-labore, participação nos lucros e horas de dedicação no contrato social. Quando todos assinaram concordando, a chance de problemas futuros diminui.
Invista na Água de Cheiro
Em 2023, o franchising faturou R$ 240,6 bilhões. O setor de saúde, beleza e bem-estar foi o que registrou o segundo maior crescimento (17,5%) em relação ao ano anterior.
E a Água de Cheiro, primeira marca de franquias de beleza do Brasil, oferece a oportunidade de você prosperar.
São mais de 47 anos de tradição, com produtos marcantes e um portfólio de marcas nacionais e internacionais que são sucesso entre os brasileiros.
São quatro modelos de lojas: container, quiosque, pop e premium, com investimentos a partir de R$ 117 mil, com retorno de investimento entre 24 e 36 meses e lucratividade que vai de 16% a 18%.
Para saber como se tornar um franqueado Água de Cheiro, entre em contato conosco.