O setor de beleza brasileiro é um dos maiores responsáveis por ajudar a movimentar a economia do país. Prova disso é que uma pesquisa realizada pela fintech Koin, revela que “53,7% das pessoas investem entre R$ 150 a R$ 350,00 em compras mensais nesse mercado”.
Esses números mostram um ticket alto e indicam que os cuidados pessoais e estéticos são muito importantes para os brasileiros.
Seja para quem já é empresário ou para quem deseja iniciar um novo empreendimento, compreender o comportamento do consumidor nesse setor é essencial.
A seguir, vamos mostrar um panorama do mercado de beleza no Brasil, explorando seu potencial e como ele pode ser um grande aliado para investidores.
O mercado da beleza
O Sebrae revelou que “de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo”.
Já um relatório especial da McKinsey mostra que a previsão é que o setor (mundial) atinja o faturamento de U$ 580 bilhões até 2027.
A Statista diz que a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou a marca de R$ 124,5 bilhões no ano de 2021 e que pode ultrapassar a casa dos R$ 130 bilhões em 2026.
Uma reportagem do Mercado e Consumo revela que, segundo a Koin, 30,9% dos consumidores dizem gastar entre R$ 151,00 e R$ 200,00, enquanto 22,8% dos respondentes disseram gastar entre R$ 251,00 e R$ 350,00. Já 27,5% desembolsam entre R$ 51,00 e R$ 150,00, 6% entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00, e apenas 2% estão dispostos a investir acima de R$ 1 mil em itens de beleza mensalmente.
Produtos mais procurados pelos consumidores
A Koin indica que os produtos queridinhos dos consumidores são:
- Perfumes e desodorantes (74,6%);
- Produtos para cabelo (59,5%);
- Maquiagem (25,7%);
- Skincare (24,9%);
- Produtos para unha/cutícula (3%).
Formas de pagamento preferidas
Com tantas opções de pagamentos disponíveis no mercado, a preferência dos consumidores segue esta ordem:
- 62,1% parcelam suas compras;
- 37,9% pagam à vista.
Quando se olha para os consumidores que parcelam as compras, 32,7% escolhem dividir em até duas vezes, 19,7% em até cinco vezes, e 9,8% optam por mais de cinco vezes.
Já o Pix tem ficado cada vez mais popular, sendo escolhido por 14,2% dos consumidores. Quando a opção é pelo Pix parcelado, 9,2% das pessoas escolhem este.
Franquia como opção de investimento
Dados do último relatório da Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostram que o segmento de franquias cresceu 12,1% no terceiro trimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023.
O faturamento do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu no mesmo período 12,7%, em comparação ao ano anterior. No acumulado de 12 meses, o mesmo setor teve alta expressiva de 16%.
Todos esses números provam que investir em uma franquia no segmento de beleza é um bom negócio.
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