Água de Cheiro mantém a tradição, investe em inovação e dá início à internacionalização

Descubra no blog como a Água de Cheiro une tradição e inovação, expande para o exterior e oferece ótimas oportunidades de franquia.
Quatro pessoas gravam um podcast em estúdio com logotipo “Solutto” ao fundo e placa “Franquia Invest” sobre a mesa, conversando de forma descontraída.

Com quase 50 anos de história, a Água de Cheiro segue firme como uma das marcas mais tradicionais do mercado de perfumaria e cosméticos do Brasil. 

E não é só isso! Ela está vivendo um novo e promissor momento, marcado por expansão, inovação e muitas oportunidades para quem quer empreender.

Em uma entrevista exclusiva para o podcast Franquia Invest, Olindo Jr., CEO da marca, Peterson Guedes, Diretor de Expansão e Implantação, e Ulisses Nagib, Diretor Comercial, revelaram os principais diferenciais da rede e por que agora é o momento ideal para se tornar um franqueado Água de Cheiro.

Quer saber como a Água de Cheiro está revolucionando o mercado e como você pode fazer parte dessa história?

Continue a leitura e descubra os diferenciais da marca, os modelos de franquia e todas as oportunidades que esperam por você!

Uma marca com 47 anos e um olhar para o futuro

A trajetória da Água de Cheiro começa em 1976, em Minas Gerais, como pioneira no setor de franquias de beleza. 

Ao longo das décadas, construiu um portfólio icônico de fragrâncias que marcaram gerações. 

“A Água de Cheiro nasceu em 76, em Minas Gerais. Foi a primeira empresa franqueadora de beleza do Brasil, numa época em que não existia tanta concorrência”, destaca Olindo Jr.

Com respeito à sua história e atento às transformações do mercado, Olindo lidera hoje um movimento de renovação: “Meu papel nesse negócio como um todo é olhar para o futuro, respeitar o passado e crescer com qualidade. Então, eu estou nesse movimento: a gente erra, acerta, mas estamos no caminho de construir um futuro bacana para a marca e para todo mundo ao redor”.

Essa renovação se traduziu em uma modernização completa da marca: “Renovamos toda a marca, a logotipia, o projeto arquitetônico, para ela ter um circuito de beleza e de compra mais adequado ao novo momento, tanto do varejo quanto da marca. E renovamos todo o portfólio de produtos, com novas embalagens, novos conceitos”.

O compromisso da Água de Cheiro com seus franqueados é claro: “A nossa ideia é ter 100% de envolvimento do franqueado em todas as pontas que a gente fizer. Por quê? Porque o franqueado precisa estar feliz. O franqueado feliz gera negócios, novas lojas, mais conhecimento de marca, só gera coisas positivas”.

O modelo de franquia e as oportunidades de expansão

Peterson Guedes, Diretor de Expansão e Implantação da marca, reforça que a Água de Cheiro tem hoje um modelo de negócios sólido e uma política de expansão inclusiva: “Temos um grande diferencial que as outras marcas concorrentes não têm. As outras marcas não conseguem abrir espaços para novos entrantes, acabam vendendo apenas para os franqueados ativos. E nós temos o país todo para se expandir. Temos lojas em todos os estados do Brasil, mas ainda há mais de cinco mil cidades para trazer esses novos franqueados”.

Atualmente, a rede conta com mais de 200 unidades, operadas por cerca de 104 franqueados. E o perfil desses empreendedores é muito claro: “Hoje, 100% dos nossos franqueados são operadores. Nós não temos investidores. É a pessoa que vem e vive do negócio. Isso, para a gente, é importante, porque nós tratamos o nosso franqueado como familiares”.

A expansão é ambiciosa: “Como planejamento, nós temos, em cinco anos, 600 unidades para colocar ativas no mercado. Não é um trabalho difícil. Nós vendemos, em média, 100 lojas por ano”.

Além disso, a marca investe em modelos de negócio acessíveis. As taxas de franquia começam em R$ 38 mil, como explica Peterson: “Hoje ela começa em R$ 38 mil. Eu tenho três modelos de negócio a R$ 38 mil e tenho modelo de negócio a R$ 50 mil, que eu chamo de loja premium”.

Já os valores de investimento total variam conforme o formato escolhido:

  • Quiosque tradicional: a partir de R$ 115 mil de investimento total.
  • Loja Pop: investimento em torno de R$ 170 mil.
  • Loja Premium: geralmente utilizada em shoppings, com investimento de aproximadamente R$ 220 mil.

E há ainda uma novidade: “Nós vamos entrar com um novo modelo, o modelo Smart, que é uma loja onde a própria pessoa opera”. Esse formato será apresentado na ABF 2025 e promete ainda mais oportunidades para quem quer investir com menor aporte e maior autonomia.

Internacionalização da Água de Cheiro

Além disso, a Água de Cheiro está dando um importante passo na internacionalização da marca, como revela Peterson Guedes:

 “É com franqueado mesmo. É um investidor português que conhece a marca. Ele já morou no Brasil e nos procurou. Ele fala que é impressionante como a aceitação da perfumaria brasileira é alta na Europa”.

A unidade será na cidade do Porto, em Portugal, e será inaugurada ainda este ano. “Nós vamos entrar com a unidade premium. O Ulisses vai iniciar o desenvolvimento. A gente vai entender um pouco esse mercado, e logo entraremos com revenda também. Os mercados são bem diferentes. A gente precisa entender com o pé no chão e sentir o terreno”, explica Peterson.

Esse movimento reforça a solidez da marca no Brasil e a sua capacidade de conquistar novos mercados no exterior, levando a essência da perfumaria brasileira para o mundo.

Homem careca com barba participa de podcast, falando ao microfone em estúdio com fundo decorado e placa “Ecossistema Goakira”.
Olindo Jr. – CEO da Água de Cheiro em entrevista ao podcast Franquia Invest

A força da multicanalidade e o suporte ao franqueado

Ulisses Nagib, Diretor Comercial, destaca outro pilar essencial da nova fase da Água de Cheiro: a multicanalidade. “Hoje qualquer negócio não pode ser mais monocanal, ele tem que ter multicanalidade. E a multicanalidade tem que estar a serviço do pilar da operação”.

A estratégia é clara: “A gente vai operar com franquia, e-commerce e venda direta. Todas as decisões que a gente for tomar do ponto de vista de crescimento de canal vão ter como ator principal o próprio franqueado”.

Ulisses garante que a multicanalidade vem para impulsionar, e não para competir com os franqueados: “A venda direta também vai estar vinculada ao próprio franqueado. Inclusive, estamos com um projeto para transformar a loja, a franquia, num espaço de experiência da consultora com a marca”.

A estrutura de suporte é robusta: “A gente já tem uma equipe de treinamento, com material, com tutores, com influenciadores, porque, de fato, há muita proximidade. O desafio aqui é muito mais do que trazer resultado. É capacitar esse franqueado”.

E o relacionamento com a rede é próximo. “Queremos sair desse lugar de que a franqueadora está auditando o franqueado. Não. A franqueadora está aqui para ajudar o franqueado a ser próspero, de fato, a ganhar dinheiro”.

Além disso, a tecnologia desempenha um papel central nesse apoio. “Já estamos trabalhando num novo sistema que vai operar a multicanalidade. O franqueado vai ter, num único cockpit, a gestão de performance da franquia, do e-commerce e da venda direta”.

Ulisses reforça que a felicidade do franqueado é a prosperidade do franqueado. Então, essa multicanalidade vem para trazer isso.

Seja um franqueado Água de Cheiro

Com quase cinco décadas de história, uma marca consolidada no imaginário do consumidor brasileiro e um plano de expansão ousado, a Água de Cheiro se posiciona como uma das melhores oportunidades de franquia no segmento de beleza e perfumaria.

Peterson Guedes finaliza com um convite: “Eu convido a todos para que venham, nos conheçam. Estamos aqui para acolher. Nós somos muito transparentes. O intuito do nosso negócio é que o franqueado ganhe dinheiro”.

Se você busca empreender com uma marca sólida, inovadora e com total apoio da franqueadora, a Água de Cheiro é a escolha certa. Entre em contato para saber como se tornar um franqueado. 

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