O que é uma franqueadora? Conheça este importante conceito do franchising 

A franqueadora é a responsável por uma marca e faz a concessão do seu uso para o franqueado dentro do modelo do franchising.
franquia

Todo nicho de mercado possui termos específicos relacionados ao setor. No franchising é também comum se deparar com palavras como franqueadora e franqueado, por exemplo. 

Para o empreendedor que deseja entrar para este modelo de negócio, é fundamental conhecer o significado destes termos e suas respectivas funções. Assim, ele saberá o papel de cada parte nesta relação comercial. 

Mas você sabe o que significa ser uma franqueadora? Entenda a seguir. 

O conceito de franqueadora 

Antes de entender o conceito de franqueadora, é necessário saber como funciona o franchising. Neste modelo de negócio, uma empresa faz a concessão de direito de uso da marca para investidores que desejam explorar o nome das mesmas. 

A franqueadora é a empresa responsável por essa marca e também por toda a cadeia de unidades (franqueados) que replicam o formato bem-sucedido da mesma em diversas regiões.

Você provavelmente já notou que em shoppings centers é possível encontrar marcas que também estão presentes em outros centros comerciais. Essa expansão é possível por meio das franquias.

Por isso, podemos dizer que o modelo de franquias é composto por dois personagens principais: a franqueadora e o franqueado. 

A franqueadora estabelece todas as diretrizes e formato de operação, que já são consolidados no mercado. Por meio da transferência do know-how, o franqueado consegue explorar o nome da empresa em outras regiões. 

Como em todo negócio, o franchising gira em torno do lucro. Para o franqueador, a principal vantagem em adotar esse tipo de operação está em coletar uma parte do lucro de todos os franqueados por meio da cobrança de royalties. 

Por outro lado, as orientações e treinamentos para os franqueados continuam ocorrendo de forma contínua, não se limitando apenas ao início do funcionamento da loja. 

As responsabilidades da franqueadora 

Capacitação
Franqueadora é responsável pela capacitação dos franqueados.

Adotar o franchising envolve muitos fatores e alguns deles são de responsabilidade da franqueadora. É fundamental que o empreendedor saiba quais são essas obrigações antes de entrar para o setor, para lidar com situações específicas da melhor maneira. 

Confira a seguir algumas dessas responsabilidades: 

Filtrar candidatos 

A franqueadora precisa estabelecer um perfil ideal de franqueado para filtrar candidatos. A vontade de crescer no mercado não pode se sobrepor a necessidade de ter investidores qualificados. 

O sucesso de uma rede de franquias está em garantir que todas as unidades estejam alinhadas, desde o processo de seleção até o início da operação.Se a franqueadora negligenciar pontos que considera importantes, pensando no curto prazo, certamente terá problemas maiores no futuro. 

Oferecer treinamentos 

Oferecer um bom programa de treinamento é de responsabilidade da franqueadora. São diversas metodologias que podem ser aplicadas neste processo, como: disponibilizar videoaulas, distribuir manuais e até mesmo realizar a capacitação de forma presencial. 

No treinamento devem ser abordadas as principais questões relacionadas ao funcionamento da franquia. A capacitação também deve ser um processo contínuo para aprimorar o desempenho das unidades. 

Realizar campanhas de marketing 

Uma das principais taxas do franchising é o fundo de propaganda. Esse valor é coletado para que a franqueadora possa planejar e efetuar todas as ações de marketing que serão seguidas por todas as unidades da rede. 

A franqueadora precisa pensar em estratégias de marketing que funcionem para todas as lojas e fornecer materiais para essas unidades participarem das campanhas. Já ao franqueado, cabe a responsabilidade de executar seguindo todas as diretrizes que foram passadas. 

Dar suporte 

Um dos principais pontos que levam os empreendedores a investir em uma franquia é a possibilidade de ingressar em um negócio sem ter muita experiência na gestão. Portanto, para garantir o bom desempenho das unidades, a franqueadora deve fornecer um suporte de qualidade. 

Assim como o treinamento, o suporte pode ser feito de diversas formas: atendimento online e presencial, consultoria de campo e fornecer feedbacks. 

Outra opção é criar um FAQ para as perguntas mais frequentes, já que a maioria dos problemas pode ser antecipada pela franqueadora. 

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