Todo nicho de mercado possui termos específicos relacionados ao setor. No franchising é também comum se deparar com palavras como franqueadora e franqueado, por exemplo.
Para o empreendedor que deseja entrar para este modelo de negócio, é fundamental conhecer o significado destes termos e suas respectivas funções. Assim, ele saberá o papel de cada parte nesta relação comercial.
Mas você sabe o que significa ser uma franqueadora? Entenda a seguir.
O conceito de franqueadora
Antes de entender o conceito de franqueadora, é necessário saber como funciona o franchising. Neste modelo de negócio, uma empresa faz a concessão de direito de uso da marca para investidores que desejam explorar o nome das mesmas.
A franqueadora é a empresa responsável por essa marca e também por toda a cadeia de unidades (franqueados) que replicam o formato bem-sucedido da mesma em diversas regiões.
Você provavelmente já notou que em shoppings centers é possível encontrar marcas que também estão presentes em outros centros comerciais. Essa expansão é possível por meio das franquias.
Por isso, podemos dizer que o modelo de franquias é composto por dois personagens principais: a franqueadora e o franqueado.
A franqueadora estabelece todas as diretrizes e formato de operação, que já são consolidados no mercado. Por meio da transferência do know-how, o franqueado consegue explorar o nome da empresa em outras regiões.
Como em todo negócio, o franchising gira em torno do lucro. Para o franqueador, a principal vantagem em adotar esse tipo de operação está em coletar uma parte do lucro de todos os franqueados por meio da cobrança de royalties.
Por outro lado, as orientações e treinamentos para os franqueados continuam ocorrendo de forma contínua, não se limitando apenas ao início do funcionamento da loja.
As responsabilidades da franqueadora
Adotar o franchising envolve muitos fatores e alguns deles são de responsabilidade da franqueadora. É fundamental que o empreendedor saiba quais são essas obrigações antes de entrar para o setor, para lidar com situações específicas da melhor maneira.
Confira a seguir algumas dessas responsabilidades:
Filtrar candidatos
A franqueadora precisa estabelecer um perfil ideal de franqueado para filtrar candidatos. A vontade de crescer no mercado não pode se sobrepor a necessidade de ter investidores qualificados.
O sucesso de uma rede de franquias está em garantir que todas as unidades estejam alinhadas, desde o processo de seleção até o início da operação.Se a franqueadora negligenciar pontos que considera importantes, pensando no curto prazo, certamente terá problemas maiores no futuro.
Oferecer treinamentos
Oferecer um bom programa de treinamento é de responsabilidade da franqueadora. São diversas metodologias que podem ser aplicadas neste processo, como: disponibilizar videoaulas, distribuir manuais e até mesmo realizar a capacitação de forma presencial.
No treinamento devem ser abordadas as principais questões relacionadas ao funcionamento da franquia. A capacitação também deve ser um processo contínuo para aprimorar o desempenho das unidades.
Realizar campanhas de marketing
Uma das principais taxas do franchising é o fundo de propaganda. Esse valor é coletado para que a franqueadora possa planejar e efetuar todas as ações de marketing que serão seguidas por todas as unidades da rede.
A franqueadora precisa pensar em estratégias de marketing que funcionem para todas as lojas e fornecer materiais para essas unidades participarem das campanhas. Já ao franqueado, cabe a responsabilidade de executar seguindo todas as diretrizes que foram passadas.
Dar suporte
Um dos principais pontos que levam os empreendedores a investir em uma franquia é a possibilidade de ingressar em um negócio sem ter muita experiência na gestão. Portanto, para garantir o bom desempenho das unidades, a franqueadora deve fornecer um suporte de qualidade.
Assim como o treinamento, o suporte pode ser feito de diversas formas: atendimento online e presencial, consultoria de campo e fornecer feedbacks.
Outra opção é criar um FAQ para as perguntas mais frequentes, já que a maioria dos problemas pode ser antecipada pela franqueadora.
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