A importância do marketing olfativo para a perfumaria 

Perfume

Muitas estratégias de marketing buscam apelar para o aspecto visual. Porém, no caso do ramo de perfumaria, a situação é diferente. Por vender produtos ligados ao olfato, a loja precisa utilizar outro tipo de abordagem. 

É com esse objetivo que surgiu o marketing olfativo, que busca despertar sensações e influenciar as escolhas do consumidor com o uso de aromas e fragrâncias

A partir do cheiro, as marcas conseguem construir uma relação afetiva do cliente com o produto. Veja a seguir como aplicar essa técnica na sua franquia. 

O que é marketing olfativo? 

O marketing olfativo tem como principal objetivo tornar a experiência dos clientes mais confortável e atraente no ato de consumir produtos ou serviços por meio de aromas. 

A estratégia possui respaldo na ciência. Segundo uma pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, concluiu-se que o olfato é o sentido que mais desperta memórias emocionais. 

Segundo especialistas, a proximidade entre o centro de processamento de cheiros e regiões que controlam emoções e memórias no cérebro seria a principal razão para essa relação. 

Ainda de acordo com o estudo, a nossa história evolutiva mostra que os cheiros nos ajudam a preservar nossa existência ao permitir perceber os perigos que podíamos encontrar, como um alimento estragado ou a presença de um predador. 

Uso na perfumaria 

O marketing de olfativo surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, e se tornou quase um padrão nas perfumarias. Utilizando a lógica do “teste antes de comprar”, as lojas começaram a oferecer amostras de fragrâncias para despertar o interesse das pessoas. 

A perfumaria não é o único segmento que faz uso desta técnica. Em restaurantes, por exemplo, são utilizadas fragrâncias que buscam estimular o apetite dos consumidores. Já os hotéis utilizam cheiros para dar um aspecto mais acolhedor nos quartos. 

Ao escolher um perfume na loja, o consumidor acaba optando por uma fragrância similar a que ele já tem em casa. Isso significa que ele tem uma família olfativa preferida. 

Saiba mais sobre as famílias olfativas aqui

Vantagens do marketing olfativo 

Perfume
Vendedores podem ajudar clientes a escolher o melhor perfume para cada ocasião.

Ao utilizar essa técnica, a perfumaria pode transformar a experiência de compra em algo único, aumentando as chances de conquistar e fidelizar o cliente. Além disso, a marca acaba criando conexões emocionais com os consumidores.

Outra vantagem do marketing olfativo é que reforça a autoridade da loja naquele setor, diferenciando-se dos concorrentes. Por fim, ele também aumenta o valor percebido do produto na visão do cliente. 

Como trabalhar o marketing olfativo na loja 

Muitos clientes já esperam ter uma “amostra” dos produtos da perfumaria assim que entram nela. A loja pode aproveitar disso e utilizar as fragrâncias para se conectar emocionalmente com o consumidor. 

Uma dica importante é preparar testers, que são uma versão do perfume 100% original sem embalagem de comercialização, permitindo que os clientes experimentem o produto antes da decisão de compra. 

Porém, o marketing olfativo não se resume apenas ao teste das fragrâncias. A perfumaria deve capacitar os vendedores para que eles possam dar uma consultoria personalizada aos clientes, ajudando-os a encontrar a fragrância que procuram. 

Pense também na organização das prateleiras da loja. Embora o aroma seja o destaque, uma disposição adequada ajuda a reforçar a percepção visual e consequentemente chama a atenção do cliente. 

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