Muitas estratégias de marketing buscam apelar para o aspecto visual. Porém, no caso do ramo de perfumaria, a situação é diferente. Por vender produtos ligados ao olfato, a loja precisa utilizar outro tipo de abordagem.
É com esse objetivo que surgiu o marketing olfativo, que busca despertar sensações e influenciar as escolhas do consumidor com o uso de aromas e fragrâncias.
A partir do cheiro, as marcas conseguem construir uma relação afetiva do cliente com o produto. Veja a seguir como aplicar essa técnica na sua franquia.
O que é marketing olfativo?
O marketing olfativo tem como principal objetivo tornar a experiência dos clientes mais confortável e atraente no ato de consumir produtos ou serviços por meio de aromas.
A estratégia possui respaldo na ciência. Segundo uma pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, concluiu-se que o olfato é o sentido que mais desperta memórias emocionais.
Segundo especialistas, a proximidade entre o centro de processamento de cheiros e regiões que controlam emoções e memórias no cérebro seria a principal razão para essa relação.
Ainda de acordo com o estudo, a nossa história evolutiva mostra que os cheiros nos ajudam a preservar nossa existência ao permitir perceber os perigos que podíamos encontrar, como um alimento estragado ou a presença de um predador.
Uso na perfumaria
O marketing de olfativo surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, e se tornou quase um padrão nas perfumarias. Utilizando a lógica do “teste antes de comprar”, as lojas começaram a oferecer amostras de fragrâncias para despertar o interesse das pessoas.
A perfumaria não é o único segmento que faz uso desta técnica. Em restaurantes, por exemplo, são utilizadas fragrâncias que buscam estimular o apetite dos consumidores. Já os hotéis utilizam cheiros para dar um aspecto mais acolhedor nos quartos.
Ao escolher um perfume na loja, o consumidor acaba optando por uma fragrância similar a que ele já tem em casa. Isso significa que ele tem uma família olfativa preferida.
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Vantagens do marketing olfativo
Ao utilizar essa técnica, a perfumaria pode transformar a experiência de compra em algo único, aumentando as chances de conquistar e fidelizar o cliente. Além disso, a marca acaba criando conexões emocionais com os consumidores.
Outra vantagem do marketing olfativo é que reforça a autoridade da loja naquele setor, diferenciando-se dos concorrentes. Por fim, ele também aumenta o valor percebido do produto na visão do cliente.
Como trabalhar o marketing olfativo na loja
Muitos clientes já esperam ter uma “amostra” dos produtos da perfumaria assim que entram nela. A loja pode aproveitar disso e utilizar as fragrâncias para se conectar emocionalmente com o consumidor.
Uma dica importante é preparar testers, que são uma versão do perfume 100% original sem embalagem de comercialização, permitindo que os clientes experimentem o produto antes da decisão de compra.
Porém, o marketing olfativo não se resume apenas ao teste das fragrâncias. A perfumaria deve capacitar os vendedores para que eles possam dar uma consultoria personalizada aos clientes, ajudando-os a encontrar a fragrância que procuram.
Pense também na organização das prateleiras da loja. Embora o aroma seja o destaque, uma disposição adequada ajuda a reforçar a percepção visual e consequentemente chama a atenção do cliente.
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