O mercado de beleza é um dos mais impactados pela sazonalidade. A cada temporada de primavera, verão, outono e inverno, o mercado lança novas tendências de perfumes, maquiagens e outros produtos voltados para os cuidados com a estética.
Assim, para oferecer os melhores produtos e serviços e fidelizar clientes, os empreendedores do ramo precisam estar sempre atualizados sobre as necessidades dos consumidores e combiná-las às novidades inerentes a cada estação.
Entenda mais a seguir o conceito de sazonalidade e a sua influência no mercado de beleza.
O que é sazonalidade?
Segundo o dicionário, o conceito de sazonalidade está relacionado às estações, ou seja, aos eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos, que se repetem ao longo do ano e podem afetar os resultados financeiros.
Essas flutuações causadas pelas sazonalidades podem ter diversas causas, como eventos (Carnaval, Copa do Mundo, entre outros), datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, etc.) e estações climáticas.
Todas essas ocasiões podem afetar os rendimentos de um negócio, seja de forma positiva ou negativa.
O impacto da sazonalidade no mercado de beleza
Segundo um levantamento da startup Nubimetrics, itens de perfumaria e kits de barbear são as principais opções de presentes para o Dia dos Pais. Essa demanda aumenta significativamente a venda nas lojas durante o mês de Agosto.
Esse é apenas um exemplo do impacto da sazonalidade no mercado de beleza. Outras datas importantes para o setor são:
- Carnaval: representa um aumento na procura por maquiagens;
- Dia das Mães: assim como no Dia dos Pais, perfumes e outros itens de beleza se destacam como ótimas opções de presentes;
- Dia dos Namorados: a data oferece potencial de venda tanto para produtos da linha masculina quanto da feminina;
- Natal: principal data comercial do ano, com aumento na procura de diversos itens para presentear amigos e familiares mais próximos.
Vale ressaltar que aniversários, festas e casamentos são outros fatores que movimentam a procura por itens de beleza, fazendo com que a demanda por produtos tenha aumentos ao longo de outros períodos do ano.
Estações do ano
Além das datas comemorativas, a mudança de estações é uma sazonalidade importante para o setor de beleza. No inverno, por exemplo, o clima frio faz com que as pessoas busquem produtos para os cuidados com a pele, devido à baixa umidade.
Em contrapartida, o verão exige cosméticos que protejam a pele do calor e da umidade, assim como dos danos causados pelos raios UV, criando resistência contra as alterações climáticas do outono, que vem em seguida.
Ao produzir opções sazonais, as marcas têm a chance de construir uma relação de lealdade com o público durante o ano todo.
Como trabalhar com a sazonalidade?

O primeiro passo para tirar proveito da sazonalidade é o planejamento. Antecipe-se às datas comemorativas e períodos de alta demanda, preparando estoques, treinando equipes e organizando campanhas promocionais. Utilizar um calendário comercial pode ajudar a visualizar e organizar ações estratégicas ao longo do ano.
Outra dica é criar promoções temáticas e oferecer pacotes personalizados. Durante o verão, por exemplo, kits de proteção solar e hidratação podem ser um diferencial para a loja. Não se esqueça de manter um mix de produtos adequado para cada estação.
Durante períodos de alta demanda, como festas de fim de ano, ampliar o horário de atendimento também pode trazer benefícios. Com isso, as lojas poderão ter uma faixa de tempo maior para receber os consumidores e, consequentemente, ampliar as vendas.
Seja um franqueado Água de Cheiro!
Investir na Água de Cheiro é optar por uma marca consolidada, inovadora no mercado de beleza e que conta com um portfólio amplo com marcas nacionais e internacionais, atraindo uma clientela diversificada e exigente.
Ao se tornar um franqueado da Água de Cheiro, você estará investindo em um negócio que mantém as vendas aquecidas em qualquer sazonalidade do ano.
São quatro modelos de franquia disponíveis: Loja Premium (para cidades em geral), Loja Pop (para cidades com mais de 50 mil habitantes), Quiosque (para locais de grande circulação) e Contêiner (para locais estratégicos).
O investimento inicial varia de R$ 117 mil a R$ 184 mil e o tempo de retorno estimado é de 24 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 14% a 18%. Acesse aqui e saiba mais sobre o funcionamento.