As franquias seguem a todo vapor ao longo de 2025! E, para acompanhar esse crescimento, as tendências para o setor buscam garantir melhores experiências para os clientes!
De fato, é comum que novas tendências surjam para que haja oportunidades de crescimento e inovação na área de franchising.
Dentre as tendências para o setor de franquias em 2025 estão hábitos do consumidor, sustentabilidade e tecnologia, conforme aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF), via Portal do Franchising.
“As tendências de franquias para 2025 apontam para o fortalecimento de segmentos que estão alinhados com mudanças nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos”, afirma Rodrigo Abreu, diretor de Marketing e Comunicação da ABF.
Se você está pensando em investir em uma franquia ou já é um franqueado, é essencial estar atento às principais tendências do setor. A seguir, apresentamos as seis principais, com base, principalmente, nas informações da ABF. Confira!
Franquias de beleza e cuidados pessoais seguem em destaque
Segundo Rodrigo Abreu, “em Saúde, Beleza e Bem-Estar, observando o envelhecimento da população e a busca por qualidade de vida, vemos uma expansão de negócios voltados a cuidados pessoais, estética, academias e clínicas especializadas”.
E é exatamente isso que mostram os dados! O setor de franquias de beleza cresceu 16,5% em 2024, com faturamento superior a R$ 64 bilhões.
Sustentabilidade como prioridade
A sustentabilidade será um fator cada vez mais determinante nas decisões dos consumidores e, consequentemente, das franquias.
Em 2025, espera-se que as marcas se tornem mais responsáveis, adotando práticas sustentáveis em suas operações, seja na escolha de fornecedores, no uso de materiais eco-friendly ou na redução de desperdícios.
Franqueadores e franqueados que implementarem iniciativas verdes terão uma vantagem competitiva, atraindo consumidores mais conscientes e alinhados com práticas ambientais.
Essa é uma pauta que sempre esteve presente na Água de Cheiro. Por isso, inclusive, em 2022, a marca venceu o prêmio de sustentabilidade na ABF Expo Franchising 2022.
Além disso, seus produtos e transações valorizam práticas sustentáveis e, por isso, seu portfólio conta com opções que são cruelty free.
A experiência do cliente em foco
Em 2025, a experiência do cliente será o centro das estratégias de muitas franquias. A personalização da jornada do consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda, será fundamental para fidelizar e atrair novos clientes.
Tecnologias como o uso de chatbots, atendimento via redes sociais e realidade aumentada estarão cada vez mais presentes no setor de franquias.
As marcas que oferecerem uma experiência memorável serão as mais bem-sucedidas, criando uma lealdade duradoura entre seus consumidores. Mensagens personalizadas e uso estratégico de redes sociais fazem a diferença.
Tecnologias e digitalização
A transformação digital continuará sendo uma das principais tendências para as franquias em 2025.
As franquias estão cada vez mais adotando tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, automação de processos e big data, para melhorar a eficiência operacional e otimizar a experiência do cliente.
Assim, com ajuda da tecnologia, a automação de tarefas rotineiras, como o controle de estoque, permitirá que os franqueados se concentrem em aspectos mais estratégicos do negócio, aumentando a produtividade e a rentabilidade.
Delivery continua em alta
Desde a pandemia, o delivery cresceu significativamente. Por essa razão, muitas franquias estão adotando modelos de negócios que contam também com serviço de delivery, especialmente nos segmentos de alimentação e serviços.
O delivery, aliado à otimização digital, tende a expandir a fim de oferecer, cada vez mais, uma experiência de compra prática e conveniente para diversos tipos de consumidores.
Capacitação profissional
Educação e capacitação profissional se tornaram dois pilares fortes no setor de franquias, especialmente em um mercado de trabalho altamente competitivo.
Em 2025, a demanda por cursos voltados para a área de gestão, tecnologia, idiomas e habilidades profissionais deve crescer exponencialmente.
Com a transformação digital e a globalização dos negócios, franqueadores e franqueados precisam estar constantemente atualizados para não se atrapalharem no gerenciamento do dia a dia do negócio.
Vem ser Água de Cheiro!
Como mostram os dados, o segmento de perfumaria e cuidados pessoais segue a todo vapor neste ano! E nada como apostar em uma marca que é consolidada no setor, não é mesmo?
Venha conhecer as possibilidades da Água de Cheiro e saiba como se tornar um franqueado da marca acessando aqui.