Fazer uma boa gestão de franquias requer habilidades como a capacidade de liderança, de gerir processos, boa comunicação, entre outras.
A soma de todas as habilidades irá garantir o sucesso e o crescimento contínuo da marca.
Neste texto, vamos mostrar algumas habilidades que devem ser consideradas por um bom gestor e por que elas são importantes.
Habilidades importantes para a gestão de franquias
Uma boa gestão de franquias tem à sua frente um gestor competente e em constante aprimoramento.
Essas habilidades na gestão de franquias são adquiridas com o passar do tempo, por isso o gestor deve estar aberto a conhecer as novidades do mercado e se adaptar a elas. Veja quais são as habilidades.
1 – Afinidade com o negócio
O primeiro passo para uma boa gestão de franquias é ter afinidade com o modelo de negócio.
Quando não se tem afinidade com a franquia, com a marca, os resultados podem ser prejudicados a longo prazo.
Se a afinidade existe, o trabalho fica alinhado com os objetivos e valores do gestor, e os resultados tendem a ser positivos.
2 – Comunicação eficiente
A pessoa que faz a gestão de franquias está em contato não só com colaboradores, mas também com franqueados e clientes.
Saber se comunicar bem ajuda na tomada de decisões mais assertivas, a fazer boas negociações e com isso os resultados finais da franquia tendem a ser melhores a curto, médio e longo prazo. Os feedbacks são importantes para ajudar a resolver possíveis problemas que podem surgir ao longo da jornada.
A clareza na comunicação com o cliente também ajuda a vender melhor o produto ou serviço oferecido.
3 – Tenha organização
Ser um gestor organizado não irá excluir todos os erros, mas ajuda a minimizá-los.
Ter organização em todos os processos aperfeiçoa o desempenho de todas as pessoas envolvidas na operação e consequentemente melhora o fluxo de trabalho.
4 – Gerenciamento de processos
Entenda as capacidades de cada colaborador. Delegar tarefas para quem tem mais afinidade com elas, é uma forma de otimizar o processo.
Ao delegar uma tarefa, acompanhe o processo para poder ajustar o que pode e o que precisa ser ajustado, defina prazos e ofereça, quando possível, bonificações.
Essa é uma forma de manter a equipe alinhada e no mesmo ritmo.
5 – Esteja atualizado
Ao liderar um negócio é preciso estar atento às mudanças que acontecem no mercado. Manter-se atualizado é uma forma de atender, com ainda mais excelência, a demanda do seu público.
6 – Inteligência emocional
A gestão de franquias exige saber lidar com pessoas. Ter empatia e dar atenção à sua equipe é importante para solucionar problemas e motivar a confiança entre os colaboradores e outros gestores.
A inteligência emocional ajuda a manter a calma e a tomar atitudes corretas para não afetar o posicionamento da marca no mercado.
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