Para o sucesso de uma empresa o marketing é fundamental, pois é uma forma de fazer com que ela seja vista pelo público-alvo.
Ao escolher ser um franqueado, é preciso seguir as regras de marketing da franqueadora, mas é possível também desenvolver o que é conhecido por marketing local.
Neste texto, você verá quais as possibilidades de marketing além daquele que é definido pela marca. Vamos lá?
Marketing que o franqueado pode fazer
No marketing oferecido pela franqueadora, existe a taxa de marketing, que é uma contribuição do franqueado para a realização do marketing institucional da marca.
Algumas marcas permitem que o franqueado desenvolva o marketing local, como é o caso da Água de Cheiro. Mas tudo tem que ser muito bem pensado para não extrapolar aquilo que é permitido pela franqueadora.
Por isso, estar atento ao que diz o contrato assinado é essencial para não quebrar nenhuma regra.
O que é marketing local?
Marketing local é uma ação feita apenas na região onde a loja física está instalada. Contudo deve seguir a identidade visual definida pela franqueadora.
Um exemplo: a loja desenvolve uma campanha local com panfletos para o aniversário da cidade onde está instalada, oferecendo alguns brindes para clientes que comprarem uma determinada quantia ou produto. Entretanto o panfleto deve conter a logo da marca com cores e dimensões corretas, além de seguir algumas regras impostas pela marca, como não fazer parcerias com outras marcas sem o conhecimento da franqueadora.
Esse é um exemplo de marketing local que é possível ser feito pela loja franqueada.
Tipos de marketing que o franqueado pode fazer
O Sebrae tem alguns exemplos de marketing local que podem ser feitos por uma loja franqueada. Veja!
Influenciadores locais
Ao fazer marketing com influenciadores locais, você aproxima seu estabelecimento do público impactado por eles, uma vez que os seguidores costumam seguir as dicas e isso se torna uma ferramenta poderosa para conquistar novos clientes.
No entanto, antes de fechar negócio com algum influenciador, certifique-se de que o público dele esteja alinhado com o perfil da sua franquia.
Mídia local
Panfletos, rádio e até carro de som são opções para atrair mais público para sua loja. Esse tipo de comunicação tem um grande impacto na comunidade local.
Mas lembre-se de que sua mensagem deve estar adaptada ao tipo de veículo escolhido para ter um resultado ainda mais positivo e também utilizar alguns recursos já definidos pela franqueadora, como logomarca ou jingles, por exemplo.
Redes sociais
Ter um perfil da loja nas redes sociais também é uma forma de conquistar mais público e fidelizar mais clientes.
Mostre seus serviços ou produtos com uma linguagem que converse com seu público-alvo, fale sobre promoções, eventos e dicas para atingir um número maior de consumidores interessados na sua marca.
Assim como nas outras mídias, as redes sociais também devem seguir alguns padrões já pré-estabelecidos pela franqueadora, como a identidade visual.
Invista na Água de Cheiro
A taxa de marketing na Água de Cheiro é de 2% em cima do faturamento bruto obtido pela loja, exceto nos modelos quiosque e container, em que essa cobrança não é feita.
O franqueado tem na Água de Cheiro a possibilidade de negociar mídia local para divulgar ainda mais a loja física. No entanto, é preciso apresentar um projeto de divulgação.
Para saber como se tornar um franqueado Água de Cheiro, clique aqui.